Nada melhor do que um fim de semana com F1...

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O Delorean Vermelho


Cascaviando pelos blogs sobre automobilismo na internet me deparei com a interessante foto acima. Ela está cheia de ótimos detalhes. A encontrei no ótimo blog de Peter Windsor. Confira o post completo aqui.

Esse lindo e raro Delorean vermelho pousa para a foto com sua porta asa de gaivota aberta. Sentado  sem camisa no muro, Nigel Mansell e seu engenheiro Steve Hallam provavelmente reclamavam do calor de 40 graus durante o track walk pelo circuito de Fair Park em Dallas, no Texas.
Sim, Texas! Temporada da F1 de 1984. Para os mais novos que, como eu, ainda não haviam nascido em 84, conto rapidamente o que acontecia: Este foi o último ano de Nigel na Lotus. Foi justamente aí em Dallas que o Leão conquistou sua primeira pole position. Mais detalhes no também ótimo blog Continetal Circus.

E eu que pensei que Austin esse ano foi a primeira exibição da F1 na terra dos Cowboys.
Reparem a bandeira Texana tremulando no canto superior esquerdo da foto. Bacana demais!


Falando em Austin... gosto muito dessa foto! Acho que é o único pódio formado por Vettel, Hamilton e Alonso. Que geração! Champanhe e chapéu de Cowboy!

Em 1984 a corrida foi vencida por Keke Rosberg, mas o destaque mesmo havia sido Nigel que desmaiou ao tentar empurrar o carro até a linha de chegada após uma pane seca.



Keke erguia o braço no pódio para comemorar sua terceira vitória na F1 com direito a chapeu de Cowboy também!




Mansel foi nocauteado pelo calor de Dallas. Aquela ausência da camisa na primeira foto anunciava um dos fim de semana mais desgastantes fisicamente da temporada.







Aí embaixo o resumo da corrida feita por Léo Batista ao Fantástico daquele domingo.


http://www.youtube.com/watch?v=82GqFUXYxyk

Por coincidência, ontem eu me perguntava quem havia tentando completar uma prova de F1 empurrando o carro. Sabia que havia esse episódio mas não sabia quem era nem quando.


Mais uma coisa bacana que acabei descobrindo é que O Delorean tem uma mãozinha de Colin Chapman. Ele utilizou quase a mesma base do famoso Lotus Esprit. O mais legal é que ambos fizeram sucesso no cinema. O Delorean no filme "De Volta Para o Futuro" e o Lotus no "007 - O espião que me amava".

Legal descobrir que dois dos meus carros favoritos tem ancestrais comuns.

Um comentário:

  1. O fim de semana em Dallas foi realmente desgastante fisicamente. Foi um grande erro da FIA em marcar esta corrida para o mês de julho (verão nos EUA), quando a temperatura em Dallas passa facilmente dos 40ºC. E o horário da prova foi errado também.

    Depois desse ano, a F1 demorou 28 anos para retornar ao Texas, dessa vez, numa corrida no outono e num circuito apropriado.

    Chapman era um gênio, sem dúvidas!

    ResponderExcluir