Nada melhor do que um fim de semana com F1...

domingo, 9 de dezembro de 2012

Sobre Paul Di Resta e Bruno Senna


Dezembro. Um verdadeiro limbo de notícias na Fórmula 1. Analisando alguns dados para passar o tempo, encontrei algumas informações interessantes. Geralmente eu uso o próprio Twitter para monstra-los. Dessa vez entretanto, eu precisava de mais do que 140 caracteres para expor a minha ideia.

Poucos cockpits ainda não foram ocupados para o ano que vem. O mais disputado deles é o da Force India. Nenhum dos dois pilotos foi confirmado ainda para essa equipe. Sabe-se pelos bastidores entretanto, que o anúncio do inglês Paul di Resta é uma mera formalidade. O mistério reside em quem será o seu companheiro. Desde que Nico Hulkenberg foi confirmado pela Sauber vários nomes foram ligados a equipe. Um dos principais candidatos a vaga é Bruno Senna.

Logo após o título na DTM, principal categoria de turismo alemã, Paul fez, na minha opinião, um bom primeiro ano. Tinha como companheiro o talentoso Adrian Sutil, um ótimo parâmetro para comparações.

Terminou o ano em 13º após marcar 27 pontos. Seu melhor resultado foi um sexto lugar. Sutil por sua vez, marcou 42 pontos terminando em 9º. O esforço dos dois pilotos fez com que a Force India conquistasse 69 pontos, fechando em sexto lugar no mundial de equipes.

Di Resta foi responsável por 39% dos pontos conquistados, pontuando em 8 das 19 etapas - 42% das etapas disputadas. Seu melhor resultado foi um sexto lugar em Singapura. Foi considerado por muitos o melhor estreante de 2011. A Force India o confirmou para 2012 ao lado de Nico Hulkenberg deixando o Alemão Adrian Sutil a pé para 2012. Vale salientar a briga de Sutil com um dirigente do grupo Genii, um dos donos da equipe Lotus - na época Renault.

Em sua "primeira" temporada, Bruno Senna marcou 31 pontos, terminando na 16 posição. Teve como companheiro o rápido porém inconstante Pastor Maldonado, que terminou o ano com 45 pontos na 15 posição. A Williams, se recuperando da sua pior temporada na história em 2011, conseguiu ótimos 76 pontos que lhe renderam o oitavo lugar no mundial. Bruno foi responsável por 40% dos pontos conquistados pela equipe. Dentre esses, vale salientar que 32% são decorrentes do primeiro lugar obtido por Pastor Maldonado em Barcelona. Senna pontou em 10 das 20 etapas disputadas em 2012, ou seja, em 50% delas. Sua melhor posição de chegada foi um sexto lugar. Ele, entretanto, não faz parte dos planos da equipe inglesa para o próximo ano. O promissor Valtteri Bottas vai ser o companheiro de Pastor Maldonado como já foi confirmado pela Williams.


Para que possamos melhor comparar esses dois pilotos em seus primeiros anos devemos ainda considerar o potencial de Force India em 2011 e Williams em 2012 em relação as demais equipes. Entretanto, essa afirmação é um pouco difícil de ser equalizada já que tivemos duas temporadas tão distintas nesses dois últimos anos.

Acredito que dois pontos devem ser ainda analisados:  O primeiro deles é que a Williams fez esse ano um carro capaz de vencer corridas o que di Resta não teve em 2011. Alguns dizem que Bruno não soube aproveitar todo o potencial do carro, principalmente em classificações. O segundo ponto é que di Resta não estreou em uma temporada tão equilibrada como foi 2012. Não há como prever o que ele poderia fazer se o pelotão intermediário do ano passado tivesse uma briga tão aguerrida quanto foi este ano.

Não estou aqui para dizer que Fulano é melhor que Sicrano. Só queria destacar como são diferentes os destinos dados aos dois pilotos após o seus primeiros anos completos na F1 com resultados tão parecidos sob a minha análise. Enquanto o inglês teve o seu contrato renovado para 2012 colocando o "briguento" Adrian Sutil para a rua, Bruno Senna é dispensado de sua equipe e é trocado por uma jovem promessa. Ele  entra numa pré temporada mais uma vez com a incerteza de que estará no grid no ano que vem. Além disso, ele ainda tem pregado em sua testa um grande rótulo com o dizer: "Piloto Pagante".



A impressão que tenho é que tanto a imprensa especializada quanto o público geral superestima o discreto di Resta enquanto Senna é subestimado.

Humberto Corradi, no seu fantástico blog, fala exatamente o que eu acho sobre Bruno. O link está aqui.
Em síntese: Bruno precisa de mais tempo; Paul, também. Torço para que ambos tenham o mesmo carro em 2013. Seria ótimo observar esse duelo.

E você, o que acha?

3 comentários:

  1. João Paulo,

    tudo leva a crer que poderemos comparar os dois pilotos em 2013, afinal dizem que o brasileiro está pronto para ser anunciado. Mas será, de fato, sua última chance de mostrar serviço. Se repetir o que fez em 2010 e 2011, só conseguirá vaga em nanicas.

    Paul realmente me decepcionou este ano. Esperava bem mais dele, porém acabou 17 pontos atrás de Hulkenberg, que estava de molho por um ano. Também acho que se não aproveitar sua chance, ano que vem terá muita dificuldade de achar um lugar. Sua cota está acabando.

    Vai continuar com o blog ou foi só algo pontual?

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá TW,

    Espero que possamos fazer essa análise! Apesar de que se ventila por aí que Sutil tem mais chances de ficar com a vaga. Se nem ele nem Senna ficarem com a vaga todo mundo vai ficar surpreso.

    Paul vai ter que liderar a equipe próximo ano. Vamos ver como ele se sai! A Force India ainda se derrete por Hulkenberg, não poupa elogios na saída do alemão que deixou uma ótima impressão!

    Sobre o blog, a princípio era uma coisa bem pontual. Mas acho que vou continuar! Internet tá cheia de blogs legais sobre F1. Poder trocar idéias com outros fãs desse esporte é muito bacana!

    Por sinal, acompanho o Motorizzados a pouco tempo mas gosto muito, parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  3. Esse é o espírito João Paulo. Estou diariamente olhando aqui para ver se tem atualizações.

    E obrigado por acompanhar o Motorizzados. Vi que você se tornou seguidor lá.

    abraços

    ResponderExcluir