Nada melhor do que um fim de semana com F1...

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Retrato do Fim de Semana - Alemanha


Gostaria de colocar aqui uma foto de Sebastian Vettel beijando um dos poucos troféus que lhe faltavam que era o do GP da Alemanha mas escolhi Felipe para o retrato do fim de semana em Nurburgring. Ele coloca o volante de volta no seu lugar. O carro está intacto, apenas o motor apagou após uma saída de pista devido a um desequilíbrio na traseira de seu carro.

Não vou chover no molhado mas alguns pontos merecem destaque:

- A coisa ficou muito mal explicada. Mas, ao que tudo indica, Felipe errou mais uma vez. Acontece. São umas bestas esses carros de F1. Se não me engano, a frenagem na roda traseira é feita pela redução das marchas, o "recuperador" do Kers e o freio propriamente dito, cujo o balanço é distribuído de forma dinâmica da traseira para a dianteira durante a volta. Só Felipe e a Ferrari sabem onde foi o erro especificadamente.

 - A proteção que a Ferrari dá a Felipe nunca foi dada a piloto algum, em nenhuma equipe. É incrível o suporte incondicional ao piloto. Coisa de mãe, e italiana.

 - Massa quase foi campeão em 2008. Foi por um detalhe na tabela de pontos e vários detalhes na pista. De quem foi a culpa? Dele e da equipe. Fórmula 1 é esporte coletivo então não tem muito como separar. Um romântico poderia dizer que os deuses do automobilismo não deixaram ele ser campeão. Entraria ao lado dos nomes de Fittipaldi, Piquet e Senna. Seria justo?

- Acho Felipe Massa um piloto espetacular. Qualquer um que andar de F1 será espetacular mas disputar títulos com um carro daqueles ou superar pilotos como Fernando Alonso, Kimi Raikkonen e Michael Schumacher em vários momentos mostra que o brasileiro tem suas qualidades que são muitas vezes desprezadas pelo público geral. Seu poder de reação também é muito forte. Ele mesmo disse que já saiu várias vezes do "buraco" e que sairá de novo. Torço por isso.

- Eu, você e Felipe sabemos que ele nunca será campeão aí na Ferrari. Não ao lado de Fernando Alonso. Eu, você e Felipe sabemos que uma mudança de equipe talvez fosse bom para todos os lados. Não sei o que você nem muito menos o que Felipe Massa pensa, mas é o que eu acho que vai acontecer.


2 comentários:

  1. João Paulo,

    há muito deixei de torcer por Felipe. Perdeu meu respeito ao deixar Alonso passar na Alemanha em 2010 - meu caráter diz que eu prefiro correr em outra categoria até e ter dignidade do que fazer o que ele fez, se manter numa das equipes mais importantes da histórias, mas sem qualquer dignidade.

    Creio que esse é seu último ano na Ferrari sim e uma ida para a Lotus seria muito bom para sua carreira em 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente sua visão! Vejamos o que acontecerá na dança das cadeiras nos próximos meses...

      Excluir